Portas Automáticas: Entenda a Evolução do Produto no Decorrer dos Anos

Hoje em dia é difícil imaginar estabelecimentos como supermercados, shoppings, farmácias e hospitais sem as portas automáticas, não é verdade? Afinal, elas são fundamentais para garantir a segurança, conforto e acessibilidade (https://tecnoport.com.br/blog/a-importancia-da-acessibilidade) dos clientes e frequentadores de diversos ambientes.
Não podemos deixar de citar, é claro, a sofisticação e climatização que elas também proporcionam aos locais. Por esse motivo, o mercado de portas automáticas continua em ascensão.
E para continuar crescendo, com o decorrer anos ganhou novos modelos, mais modernos e com design diferenciado para se adequar a cada tipo de empreendimento.
Agora, você já pensou como eram as primeiras portas automáticas? E como foi sua evolução até os produtos que temos hoje? Pensando nisso, a Tecnoport preparou um texto com a trajetória das portas automáticas até aqui. Acompanhe abaixo!
Curiosidade: Quem pensa que as portas automáticas foram criadas somente no século XX, se engana. O primeiro modelo que se tem registro é na Grécia Antiga (claro que não como ela se encontra hoje) onde Heron de Alexandria projetou um sistema para abertura e fechamento das portas a partir de vapor de água.
Os tipos de portas automáticas que temos atualmente foram criados no século XIX, com o surgimento do motor elétrico.
Evolução das portas automáticas do século XX ao XXI
1920 - O primeiro modelo de portas automáticas com uma tecnologia mais avançada foi fabricado no início dos anos 20 pela empresa Overhead Door Corporation. O produto em questão foi feito para garagem ascendente.
1930 - Onze anos depois, em 1931, surgiu o modelo exclusivo para restaurantes. Nesse caso, a abertura e o fechamento das portas automáticas era realizado pelo acionamento de um dispositivo. O primeiro restaurante a usar o produto foi na cidade de Connecticut, nos Estados Unidos.
O empreendimento utilizou da tecnologia para aumentar a praticidade no deslocamento dos garçons da cozinha até o restaurante, proporcionando um melhor atendimento aos clientes.
1950 - Nos anos seguintes, com a busca de novos produtos, as portas automáticas ganharam algumas versões, entre elas as dobráveis e as deslizantes. 1957, por exemplo, foi o ano que marcou a instalação das portas automáticas em elevadores nos Estados Unidos.
O processo de abrir e fechar as portas antes era feito manualmente, pelo operador de elevador.
1970 - Já na década de 70, as portas automáticas não são vistas apenas como algo prático; os estabelecimentos começaram a perceber que o produto poderia ser também uma forma de aumentar a segurança contra acidentes e danos ao patrimônio.
Essa época marca mais um avanço das portas automáticas: agora elas contavam com o uso do controle remoto, que permitia abrir e fechar das portas à distância.
1990/2000 - Os anos 90 e 2000 revelam a fabricação de mais acessórios para as portas automáticas. Sensores de aproximação e trava de segurança são alguns exemplos.
Com a chegada da tecnologia e seus avanços que trouxeram benefícios para diversos setores da indústria, o século XXI transformou as portas automáticas em produtos cada vez mais acessíveis e indispensáveis.
Hoje, os padrões de qualidade são diferentes, principalmente no seu projeto, fabricação, instalação e manutenção. O processo é mais seguro e ágil também.
As portas automáticas apresentam menos ruído, diminuem o consumo de energia elétrica e são sustentáveis e mais leves, além do design moderno (https://tecnoport.com.br/blog/5-tendencias-de-design-para-casas-de-vidro-em-2024-) que oferece mais estilo e se adapta a todos os tipos de ambientes.


Modelos de portas automáticas atualmente e locais indicados para instalação!
Especiais (https://tecnoport.com.br/produtos/portas-especiais) - acesso de veículos, isolamento de piscina, clubes e coberturas planejadas
Antipânico (https://tecnoport.com.br/produtos/portas-antipanico) - casas noturnas, shoppings supermercados, hospitais e clubes
Pivotantes (https://tecnoport.com.br/produtos/portas-pivotantes) - entrada de hotéis, lojas e comércio em geral
Curvas (https://tecnoport.com.br/produtos/portas-curvas) - agências bancárias, clínicas, hospitais e lugares com vão de entrada curva
Deslizantes (https://tecnoport.com.br/produtos/portas-deslizantes) - aeroportos, shoppings, consultórios e lojas comerciais
Há 24 anos no mercado de portas automáticas, a Tecnoport oferece um serviço de qualidade, sempre pensando no melhor produto e atendimento aos seus clientes. Não é à toa que somos líderes do setor na região sul do país.
Quer saber mais informações sobre as portas automáticas da Tecnoport? Siga nosso Facebook e confira tudo sobre nossos modelos.
Publicado por: Tecnoport
Em: 13 de junho de 2024 às 13:30